Rosmarinus

Deusa Primordial: Liane(Vida) e Levine(Esperança)
Elemento relacionado: Todos (essencialmente o ar)
Porte: -1 para danos mágicos recebidos, +1 para danos mágicos lançados
Bastão d'alecrim:
+1 cura

Espécies conhecidas:
Rosmarinus Khalilitorans: encontrado em toda a costa de Khali, suas flores variam entre azul-anil e azul-celeste.
Rosmarinus violacea: Tem flores roxas, é a erva usada pelos bardos que favorece a inspiração. Bem pequeno, esse arbusto não atinge 30cm.
Rosmarinus aurians: Encontrado no reino de 'Aura', tem flores brancas e um aroma mais doce, é calmante.
Rosmarinus aguentum: Encontrado apenas em grandeas altitudes, na região montanhosa do reino de 'Mithras'... Têm flores prateadas, erva consagrada a lua muito usada pelas bruxas.

Certamente se encontrarioam mais espécies no 'Legado de Sândal'... Mas são apenas essas as que couberam às bibliotecas.

Planta aroma forte e agradável e com propriedades estimulantes, o alecrim pertence à família das 'labiadas' e pode ser encontrado em toda a costa de Khali.


Foi a primeira erva reconhecida pelo 'trovador do além-mar' quando este cá chegou.

"...Abençoada é esta Terra, pois cá também as deusas plantaram o Alecrim! Este é o 'orvalho do mar' a 'rosa marinha', que encoraja os corsários à voltar à terra, e ajuda as mulheres a encantar seus maridos..."
MOIRO TROVANTE

O alecrim é um arbusto com altura média de 1 metro, muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas em forma de agulha, opostas, lanceoladas. A parte superior das folhas é de cor verde-acinzentada, enquanto a inferior é quase prateada. As flores reúnem-se em espiguilhas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada. O fruto é um aquênio.

Perene (seca no inverno e rebrota no verão), o alecrim é a planta preferida das abelhas e floresce praticamente o ano todo, geralmente em encostas rochosas e ensolaradas ou ainda em solos seco e arenosos. Não necessita de cuidados especiais nos jardins.
Cresce bem em ambientes muito ensolarados, e o solo relativamente pobre, em vez de prejudicá-lo, deixa a planta mais densa e com perfume acentuado. Por isso, você pode plantar sua mudinha em vasinhos com 20 cm de diâmetro, usando terra comum de jardim. Para obter novas mudas, é só lascar um galho e plantar em solo úmido.


Fortalecimento da saúde, do amor e proteção espiritual, faz arder o olho invejoso, é erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver. Erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos. Tocar com alecrim na pessoa amada faz ter seu amor para sempre. Poção de amor ou amizade leva alecrim.


O Alecrim , sob o domínio do Sol , é uma planta que ama o calor e a vida. Ele aquece e estimula o cérebro e o corpo, é ótimo como cardiotônico, estimulante, anti-reumático, resolve rapidamente dores de estômago e asias, restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental. Também é bom para tosses, bronquites, e problemas respiratórios.

Usado externamente é bom para limpar feridas, principalmente de diabéticos e pessoas que tem dificuldades de cicatrização.

Os cardíacos podem usá-lo acompanhado de Sete Sangrias e Dente de Leão.


Ele restitui rapidamente a energia perdida, dá mais estrutura de trabalho aos que lidam muito com o mental racional, é uma das ervas que ajuda na depressão e estados permanentes de cansaço por problemas emocionais.

Ajuda também muito as crianças com uma estrutura emocional passiva, as que não respondem de forma concreta às agressões da vida. Aumenta a capacidade de aprendizado. É a planta chave da falta de auto estima.

Atua nos desconfiados, nos que não acreditam em si mesmos, nos que não têm coragem de se lançar em novos projetos. É TAMBÉM A ERVA DA CORAGEM.


- O alecrim deve ser inserido na alimentação dos passivos, tímidos, e nas pessoas que têm um constante desgaste de energia.

- Um frango temperado com alecrim e limão é uma dádiva dos deuses.

- O alecrim pode ser usado em qualquer molho branco ou vermelho, para massas e lasanhas.

- Vinho com alecrim: Coloque alguns galhinhos de alecrim fresco em um bom Vinho tinto e deixe macerar durante 21 dias bem fechado com parafina na rolha. Guarde em lugar escuro, deitado. Quando passar esse tempo, coe e acrescente mel puro à gosto (O mel é opcional). Sirva pequenos cálices antes do jantar. Além de ser ótimo para a digestão, ajuda a clarear as idéias para um novo dia de trabalho.

- O alecrim fresco, misturado em pequenas quantidades às massas caseiras de pão, dá um gosto saboroso e exótico a massa, e deixa o pão digestivo e energético.

- Misture alecrim nas manteigas e patês. O efeito é ótimo.

- Conserva de alecrim para saladas: Em um vidro de boca estreita, esterilizado, coloque um galhinho de alecrim, um de manjericão, alguns grãos de coentro e um grão de pimenta. Acrescente ¾ do vidro de vinagre de maçãs água filtrada e sal para completar. Deixe descansar durante 8 dias. Está pronto para temperar qualquer salada. Na hora de servir, acrescente óleo ou azeite.



Sândal foi um dos primeiros novos-deuses a tombar pelas batalhas da 'Guerra das Estrelas'. Seu legado contribuiu muito para o aprimoramento e evolução mágica de Sabrina - A Fabulosa - Maga das 'Estrelas do Vale' e também serviu de uma imensa nova plataforma para que Myst - Olhos de Fada - cria-se toda uma raça de criaturas meio-plantas...


Mas foi Keera - A Celeste - quem mais tinha apreço pelo legado de Sândal. Ela testou e comprovou do poder curativo das plantas que ele descrevia e passou a usar de chás e infusões para acalmar os feridos antes de aplicar seus conhecimentos de cura mágica.


"...Para que a cura possa ser aplicada nos aflitos nada melhor que o chá de rosmarino..."

KEERA - A CELESTE

Curandeira dos 'Estrelas do Vale'


E foi Donovan - O Sábio - o último, pelo que se sabe, a ter em mãos o legado completo do senhor das plantas, o livro foi entregue a Sarthan - O luxurioso - que fugiu com todos os tesouros do grupo...


Por mais que algumas partes do 'Legado de Sândal' hoje estejam disponíveis nas melhores bibliotecas do continente, ainda muito da obra de Sândal permanece sob paradeiro desconhecido... Uns dizem que foi destruida na guerra ou até que nunca existiu, mas muitos guerreiros "patrocinados" pelas escolas botânicas ou colecionadores partem em busca de rumores acompanhados de druidas e herbalistas, por vezes esses voltam com mais uma pequena parte do tesouro de Sândal.


Marcadores:

5 Comentários:

Blogger John Campos disse...

E hoje em dia quase toda a sua obra é material indispensável nas bibliotecas do mundo. Porém, existem rumores de que algumas páginas foram perdidas, vieram faltando ou até mesmo são mantidas em segredo por pessoas que retém parte da sabedoria antiga.

17 de dezembro de 2008 às 15:09  
Blogger Pietro disse...

A página que conta sobre o rosmarinus violacea foi recuperada por Moiro Trovante numa disputa de charadas com um grupo de rufiões saqueadores, devotos de Sarthan, que entregaram a descrição dessa espécie que passou a ser conhecida como 'Alecrim dos Bardos' ou 'Alecrim dos Poetas'...

^^

17 de dezembro de 2008 às 15:20  
Blogger John Campos disse...

Pois é, Moiro já se meteu em todo tipo de rolo...
Lembro-me da vez que ele disputou com um outro bardo qual deles contava a maior e mais criativa mentira para ver quem ficaria com um punhado de terra...

17 de dezembro de 2008 às 15:26  
Blogger Pietro disse...

hahahauauauahuahuhahuhahahauha

17 de dezembro de 2008 às 15:53  
Blogger Pietro disse...

E inspirado pelo 'alecrim dos bardos' e outras ervas e encantarias, é claro que as terras ele ganhou.

17 de dezembro de 2008 às 15:54  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial